Falar com as crianças sobre a morte não é fácil. Este livro ajuda a fazê-lo a partir de uma narrativa feliz, e com um guia de leitura para pais e educadores.
O novo título da coleção portuguesa MATILDE, dedicada aos desafios e às aprendizagens do quotidiano dos mais pequenos, procura ajudar a lidar com a perda e apresenta estratégias de diálogo. Escutar as crianças e responder com verdade às suas questões é o primeiro passo para uma abordagem correta.
Matilde, quando se perde alguém (ed. Fábula) chega às livrarias a 20 de fevereiro. Excerto para leitura aqui.
Autora disponível para entrevista.
SINOPSE
Quando regressa ao Jardim de Infância, depois das férias, a Matilde recebe uma novidade: a sala dela vai ter mais uma menina, a Elsa. Ela é bem acolhida por todos e depressa se torna uma das melhores amigas da Matilde. A Elsa é brincalhona e adora desenhar. Um dia, conta à Matilde que a sua mãe já morreu e como faz para afastar a tristeza que às vezes sente. A Matilde começa a pensar no assunto e fica um bocadinho preocupada. Nessa noite, tem uma longa conversa com a mãe sobre a morte. Vem perceber como em casa e no Jardim de Infância a vão ajudar a responder às suas dúvidas e a afastar as suas preocupações.
A AUTORA
Mary Katherine Martins e Silva sempre gostou de desenhar e pintar histórias. Tem uma gaveta cheia delas, sendo a Matilde uma das suas personagens preferidas. Gosta de escrever usando palavras simples e descomplicadas, que facilmente possam ser entendidas pelas crianças e que se relacionem diretamente com elas, com as suas vivências e imaginação.
Deixe um comentário