Qual é a melhor abordagem quando o seu filho não quer comer ou quer apenas um tipo de alimento? Não se preocupe, a Babysits investigou sobre o tema e vai explicar o que é um comedor exigente, porque é que ocorre e qual a melhor maneira para lidar com ele.
Sinais de que o seu filho é um comedor exigente
Um comedor exigente tem, por norma, as seguintes características:
- Prefere uns alimentos a outros
- Tem pouca tolerância para experimentar comidas novas
- Pede para comer sempre a mesma comida
- Recusa normalmente comida
- Come um poucas quantidades
- Come mais devagar que as outras crianças
Se identifica que o seu filho tem vários destes comportamentos, então ele pode ser um comedor exigente.
Porquê é que o meu filho é um comedor exigente?
Apesar de existirem vários estudos e teorias sobre o porquê de uma criança tornar-se num comedor exigente, os estudos não são conclusivos. Segundo Cambridge, algumas das potenciais causas podem incluir: práticas de alimentação precoce, dados demográficos, características dos pais ou diferenças culturais.
Dicas para lidar com uma criança que não quer comer
- Faz com que o momento da alimentação seja divertido para as crianças
Usa a tua imaginação para tornar a refeição uma experiência mais divertida. Estás cansado e sem ideias de como tornar a alimentação divertida? Não te preocupes, reunimos algumas ideias.
Podes adicionar cores ou formatos exclusivos aos alimentos, isto pode ter um grande impacto na vontade de comer do seu filho. Outra forma é criar personagens e animais com frutas e vegetais.
Também podes optar por usar um liquidificador para mudar a textura e a cor dos alimentos. Isto não só ajuda a esconder os vegetais na comida das crianças, mas as crianças também têm uma experiência divertida enquanto observam a “transformação da comida.”
Uma ideia divertida é criar um jogo de combinação para vegetais e frutas. Uma boa possibilidade seria fazer cartões com fotos dos alimentos e escrever os benefícios desse alimento específico no verso do cartão. As crianças devem memorizar as vantagens deste alimento. Por exemplo, os mirtilos fortalecem o sistema imunológico, ou os espinafres fortalecem-nos..
- Misture novos alimentos
Quando se trata de cozinhar para os comedores exigentes, pode ser difícil encontrar receitas que não só fornecem nutrição, mas que também agradam aos paladares mais exigentes. É por isso que recomendamos este método para fazer o seu filho comer de forma mais saudável: misture novos alimentos nas suas refeições. Portanto, misture a massa e o queijo com os vegetais, o gelado e o iogurte com as frutas e adicione as maçãs à mistura para panquecas. A chave aqui é misturar vegetais ou frutas com os alimentos que eles já adoram!
- Envolva as crianças na preparação e escolha das refeições
Cozinhar pode ser uma atividade muito divertida para fazer em família! Além disso, envolver as crianças no processo de cozinhar ou escolher refeições pode ser uma grande solução para alguns comedores exigentes.
Geralmente as crianças são menos exigentes quando têm mais opções de comida e quando podem participar no processo de preparação da comida. Por isso, deixamos aqui algumas ideias para conseguir envolver o comedor exigente mais na cozinha:
- Deixe o seu filho escolher uma receita para fazerem juntos. Tenha já algumas receitas definidas para que ele possa escolher com mais facilidade.
- Atribua funções para o seu filho fazer, que sejam adequadas à sua idade. Por exemplo:
- Peça ao seu filho para encontrar e trazer os ingredientes
- Fazer e misturar a massa
- Lavar os vegetais
- Contar e nomear os ingredientes, muito útil para melhorar não só o seu vocabulário mas também a matemática
- Colocar a mesa
- Leve o seu filho ao supermercado ou ao mercado consigo e mostre-lhe diferentes vegetais e frutas.
- Se o seu filho tiver idade suficiente, pode incentivá-lo a ler a receita em voz alta! Será uma prática excelente e útil para ele se estiver a aprender a ler.
Envolver as crianças na cozinha pode ser uma ótima maneira de as deixar mais confortáveis com alimentos diferentes e, quem sabe, talvez até as transforme em pequenos aspirantes a chef!
- Dê-lhes tempo para se sentir confortável com novos alimentos
Um estudo do “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics” em 2014, mostrou que as crianças podem levar até 12-30 exposições a um novo alimento antes de decidirem se gostam dele. Portanto, dê-lhes algum tempo e explorem a comida juntos, passo a passo.
Existem várias dicas para tentares com que o teu filho que não quer comer comece a ser menos exigente com a alimentação. Lembra-te que podes encontrar uma ama que te possa ajudar neste processo.
Deixe um comentário