Com o final do ano a aproximar-se, é altura ideal de refletir no ano que passou e começar a planear o ano que se aproxima. Um tema importante que deve constar nas nossas resoluções é a saúde mental e o que podemos fazer para cuidar dela. Como as crianças têm dificuldades para cuidar das suas emoções, uma vez que são pequenos e ainda estão a crescer, é importante que os adultos que os rodeiam fiquem atentos aos comportamentos das crianças. Deste modo, a Babysits reuniu algumas informações úteis para que possamos melhorar a saúde dos nossos filhos no dia a dia.

- Estabeleça hábitos saudáveis
Uma dieta saudável, uma boa noite de sono e exercícios não são bons apenas para a saúde física do seu filho, mas são também essenciais para a saúde mental deles. É importante ensinar aos seus filhos a desenvolverem hábitos saudáveis que irão manter não só os seus corpos como a sua mente em boa forma.
- Desenvolva autoestima
Ajudar as crianças a desenvolver a sua auto-estima pode dar um impulso significativo à sua saúde mental. Algumas maneiras para fazer isto inclui: faça elogios que sejam genuínos e realistas como “dás os melhores abraços”, dê oportunidades de independência e ajude o seu filho a desenvolver um diálogo interno que seja saudável.
- Trabalhe na confiança
O relacionamento que têm com os seus filhos acaba por desempenhar um papel fundamental na saúde mental deles uma vez que um relacionamento sólido começa com a construção de confiança. Uma maneira de estabelecer confiança é criando uma sensação de segurança e proteção. Os seus filhos precisam que você seja consistente, honesto e atencioso. Encontre maneiras de demonstrar que você os ama e que eles podem confiar em si para mantê-los seguros e saudáveis.
- Ensine como gerir o stress
Não existe apenas uma solução para isto. Algumas maneiras para os ajudar a gerir o seu stress incluem passar mais tempo com eles e conversar de forma aberta sobre o que os está a incomodar. Outra maneira é desenvolver atividades de alívio do stress. Enquanto uma criança pode obter alívio do stress escrevendo num diário, outra pode querer ligar para um amigo enquanto estiver chateada. Portanto, é necessário que identifique de forma proativa coisas específicas que o seu filho possa fazer para manter os seus níveis de stress sob controle quando estiver enfrentando tempos difíceis.
Estes são alguns dos sinais mais evidentes quando as crianças estão sob stress e que devem ser relembrados pelos pais:
- Queda no desempenho escolar
- Agressividade
- Irritabilidade
- Mudanças nos padrões de sono e apetite
- Tristeza
- Timized exagerada
- Nervosismo sem causa aparente
- Apatia
- Pesadelos frequentes
- Falta de vontade de ir à escola ou de realizar atividades que antes eram prazerosas
- Procure ajuda profissional
Nunca é muito cedo para uma criança ver um profissional de saúde mental. O aconselhamento pode não só ajudar a melhorar a saúde mental de seu filho, mas também pode fornecer recursos e apoio aos pais que também podem estar passando por dificuldades.
Como foi referido acima, as pessoas que rodeiam as crianças, não só a família e os amigos, mas também os seus cuidadores devem estar atentos às crianças e ajudá-los a tomar conta da sua saúde mental. Deste modo, lembra-te que podes usar a Babysits para encontrar uma babysitter que corresponda às tuas necessidades.
Deixe um comentário