O inverno é a altura do ano onde é mais frequente as pessoas ficarem doentes. Por isso, é bastante importante certificar-se de que, especialmente as crianças, comem comidas que, não só sejam equilibradas, mas que também fornecem várias vitaminas como vitamina A, C, e E para evitar que elas fiquem doentes.
Deve optar por dar às crianças comidas que ajudam na resistência imunológica do seu organismo. Desta forma, a Babysits investigou este tema e reuniu 5 alimentos essenciais que as crianças devem comer nesta altura do ano para evitar ficarem doentes.
- Sopa
É importante que as crianças comam verduras e legumes durante o ano todo. Uma maneira fácil de garantir que isto acontece nos dias mais frios é preparando sopas com vários legumes.
As sopas têm vários benefícios. Para além de ajudarem a aquecer o corpo nos dias mais frios do inverno, outra vantagem das sopas é que também são leves e conseguimos facilmente variar nos vegetais que usamos. Além do mais, as sopas são muito fáceis e simples de fazer. Basta colocar todos os ingredientes na panela com água para cozinhar.
- Alimentos ricos em vitamina C
Uma das vitaminas mais importantes para ingerir durante o inverno é a vitamina C. Esta vitamina ajuda a melhorar o sistema imunitário das crianças e reduz a chance de apanharem gripes ou infeções.
Algumas frutas ricas em vitamina C que se podem consumir no inverno incluem kiwi, laranja e abacaxi. Se as crianças não gostarem de fruta, algumas boas opções para garantir que elas consumem frutas incluem, por exemplo, fazer sumos em casa, misturar as frutas em papas, ou tornando o processo de comer fruta mais apelativo fazendo espetadas de frutas.
Além disso, outros alimentos que também têm grande quantidade de vitamina C são a aveia e a granola. Por isso, para as crianças ingerirem estes alimentos, pode optar por fazer umas bolachas com farinha de aveia e servi-las durante o lanche.
- Leguminosas
As leguminosas contém várias vitaminas e proteínas. Além disso, existe uma grande variedade de leguminosas que podemos escolher para esta altura do ano. Alguns exemplos incluem o feijão, as lentilhas e o grão de bico. As leguminosas são ricas em fibras, ferro e garantem a saciedade durante algum tempo.
Dica: Pode optar por leguminosas secas uma vez que elas têm mais nutrientes. No entanto, as leguminosas secas necessitam de ser preparadas com antecedência antes de serem consumidas. Por norma, deve deixar as leguminosas de molho à temperatura ambiente, tapando com um pano entre 6 a 24 horas.
- Vegetais
É importante não esquecer de continuar a consumir vegetais no inverno. Como em qualquer estação, uma das coisas a ter em atenção é tentar comer vegetais que sejam da época. Por isso, alguns exemplos de bons vegetais para consumir nesta altura do ano incluem cenoura, espinafre, agrião, brócolos, couve-flor e batata doce.
Alguns vegetais que são ricos em vitamina C e também são bons para comer no inverno incluem alface, pimentão e couve-flor.
Dica: Caso as crianças não gostem de comer vegetais, existem vários truques que podes usar para elas comerem sem perceber. Por exemplo, podes fazer queques saudáveis, escondendo vegetais na massa, esta dica é especialmente boa no inverno quando está frio. Também podes ocultar os vegetais em molhos triturando-os, ou então podes colocar vegetais no recheio de tortas, panquecas e omeletes.
- Água
Mesmo no inverno, é importante não esquecer de continuar a beber água. Se o teu filho não bebe muita água, uma boa alternativa para o inverno são os chás. O chá é uma boa fonte de antioxidantes que ajudam na manutenção do sistema imune e reforçam as defesas do corpo. Alguns exemplos de bons chás para beber durante o inverno incluem chá de camomila e hortelã.
Agora já tem uma lista com alguns alimentos para consumir no inverno para evitar ficar doente. Lembramos que podes facilmente reservar babysitters ou amas para tomar conta dos mais novos e que podem ajudar a certificar de que as crianças consomem alguns destes alimentos.
Equipa Babysits
Deixe um comentário