
Em tempos em que todos temos de fazer a nossa parte, Joana Laranjeiro, a Mãe Catita, decidiu ajudar criando uma série diária de exercícios para apoiar a família dia a dia.
Para lá de toda a estranheza do momento que estamos a viver, podemos aproveitar o facto de estarmos juntos de uma forma que normalmente nunca estamos, para desenvolver atividades que nos ajudam a ultrapassar os desafios de cada dia e podem até criar momentos únicos em família. Depois de estabelecer a rotina dos dias (com horas para estudar, brincar, fazer exercício físico, descansar, etc.), podemos experimentar atividades que melhoram o nosso auto-conhecimento e auto-estima, e ajudam a expressar emoções e a enfrentar os nossos medos. Aqui ficam exemplos de algumas das atividades propostas através de pequenos vídeos, no seu canal de YouTube.
Atividades catitas para fazer com a família em casa:
Super entrevista – trabalha a escuta ativa
Caça ao tesouro – apela ao trabalho em equipa
O truque é ensinar – todos temos algo a ensinar aos outros
Ferramenta inspiradora – respiração consciente, um tesouro no nosso interior
Emoções catitas – os emojis podem ajudar a regular as nossas emoções
Pote da alegria – fontes de alegria e bem-estar sempre à mão de semear
Corrente de amor – ligar às pessoas que nos são próximas para nos mantermos juntos
Macacadas em família – cada um escolhe um animal para imitar
Mensagens surpresa – espalhar mensagens em sítios inesperados pode valer muitos sorrisos
Álbum de família – não podemos viajar ou passear, mas podemos recordar bons momentos
O que posso fazer por ti? – todos podemos fazer algo pelo outro
Joana Laranjeiro é autora do livro Eu Sou Super! Pequenos Exercícios para uma Grande Autoestima (ed. Booksmile, 2019).
Um manual que ajuda as crianças a desenvolver áreas essenciais à construção da sua auto-estima0. Com 50 atividades fáceis e divertidas, 50 dicas para os pais, 50 dicas extras bem catitas e oferta de peão e peças para recortar e montar. Primeiras páginas disponíveis aqui.

Joana Laranjeiro
Nasceu em 1978. Tirou o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes e trabalhou 13 anos como diretora de arte em grandes agências de publicidade em Portugal. Em 2011 foi mãe, o que a levou a investigar uma parentalidade com base no mindfulness. Tirou o curso na AdPc de Parentalidade Consciente, e seguiu para a Suécia para se formar em Family-Lab Seminar Leader e Family Coaching Education. Deste caminho surgiu a maecatita.pt, um projeto de Parentalidade para o Futuro, com workshops e sessões personalizadas de apoio para pais.
Deixe uma resposta