O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Cogumelos à bolonhesa com espinafres e courgete

Quem não gosta de carne à bolonhesa? Pouca gente, com certeza! A sugestão de hoje d’ As Dicas da Carranca funciona com estes ingredientes, mas também pode ser adaptada com aqueles “restos” de legumes que vão ficando no frigorífico. É só preciso ter imaginação!

Vamos ao que precisam para esta receita “low carb”:

– 250 gr carne picada (da que mais gostarem)

– ½ cebola

– 1 dente de alho

-1/2 lata de tomate aos pedaços (mais ou menos 150/200 gr)

– Polpa de tomate

– Azeite ou Óleo de Coco

– Manjericão ou orégãos

– ½ courgette

– 2 mãos cheias de espinafres

– 6 Cogumelos Portobello (grandes)

– 2 pacotes de queijo mozarella fresco

– Sal q.b

– Pimentão Doce q.b

 

Como fazer? Simples!

Num tacho, fazer um refogado com cebola e alho. Quando a cebola começar a ficar translúcida juntar a carne picada, sal e deixar fritar. Quando a carne estiver a ficar cozida, juntar o tomate aos pedaços. Deixem cozinhar e se acharem que a carne não está com molho de tomate suficiente, juntem polpa de tomate. Eu como gosto do sabor dos orégãos, vou juntando e provando até ficar como gosto. Para quem não aprecia orégãos, pode substituir por manjericão. Deixem em lume médio/baixo a cozinhar durante mais ou menos 10 minutos e vão vigiando para ver se o molho não seca. Se estiver a secar, juntem polpa de tomate. Quando estiver pronto, reservem.

Passo seguinte: lavar os cogumelos e tirar os pés. Cortem a courgette e os pés dos cogumelos em cubos pequenos. Numa frigideira e com um pouco de azeite ou óleo de coco, salteiem a courgette juntamente com os pés de cogumelos. Temperem com sal e um pouco de pimentão doce (se nunca experimentaram legumes salteados com pimentão doce, vão ficar a adorar). Quando estiverem al dente, juntem os espinafres e a carne picada e envolvam tudo.

Recheiem os cogumelos Portobello com esta mistura e por cima coloquem queijo mozarela fresco, partido em pedaços. Também funciona com queijo mozarela ralado.

Disponham os cogumelos num tabuleiro e cubram com papel de alumínio. Levem ao forno 180 graus durante 10 minutos. Retirem o papel de alumínio e deixem o queijo alourar. Se for necessário aumentem a temperatura para os 200 graus e vão vigiando o forno. Depois é só deliciarem-se com estes belos cogumelos à bolonhesa com espinafres e courgette!

 

Dicas: quando escolherem os cogumelos, tenham atenção que é para rechear. Escolham os maiores e com uma cavidade suficiente para rechear. Se, por exemplo, tiverem “restos” de frango assado ou peixe cozido, é só desfiar refogar com um pouco de cebola, alho e juntar polpa de tomate. O resto é igual!

O bom destas receitas “low carb” é que são para lá de deliciosas, garanto-vos. Experimentem e deixem o vosso comentário 😊

 

Acompanhem estas e outras dicas em: www.facebook.com/asdicasdacarranca