O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Básicos de Inverno

A gravidez é um estado especial para qualquer mulher e no que diz respeito ao guarda-roupa, aliar conforto e elegância nesta altura, é um requisito essencial para todas nós, independentemente do contexto.

Quando os meses finais de gestação coincidem com o inverno, a tarefa consegue ser ainda mais complicada, uma vez que as sucessivas camadas de roupa, aliadas ao novo formato corporal, não nos conferem propriamente a silhueta mais elegante do mundo.

Ainda assim, há dicas para escolher materiais e modelos, assim como algumas peças que não devemos deixar de ter no closet, para conseguir um look cheio de estilo, sem abrir mão do conforto:

  • Optar por peças em materiais confortáveis, que se ajustem naturalmente à silhueta, sem conferir volume adicional. Malhas finas e camisolas em tecidos com elasticidade, que permitam liberdade de movimentos são, por isso, uma excelente aposta.
  • Evitar camisolas grossas ou muito quentes. Durante este período a temperatura corporal é mais elevada, logo, o ideal será pensar em camadas finas que se sobreponham, em vez de peças únicas e volumosas. O resultado final é bem mais elegante e confortável.
  • Pense em blusas, camisolas ou túnicas de malha ou algodão, ajustadas à silhueta, com sobreposição de casacos de malha fina (tipo cardigan), jaquetas ou blazers, do tipo boyfriend. Os casacos podem ser clássicos ou assimétricos, mais curtos ou mais compridos (consoante a estatura) e a estes (caso necessite), sobreponha parkas, casacos/sobretudos ou trench coats, que se ajustem ao corpo. A ideia é conseguir uma silhueta estilizada e pouco volumosa.
  • Calças (skinnys, joggers, cigarette), leggings e saias ou shorts pré-mamã, ajustados e em materiais com elasticidade, são essenciais nesta fase. Não necessita de muita quantidade, 4 a 5 pares são suficientes e vão funcionar também nas primeiras semanas do pós-parto.
  • As camisolas e túnicas, dependendo do tamanho da barriga, não têm necessariamente de ser de linhas pré-mamã, basta que se ajustem e adaptem ao formato da barriga e busto. No entanto, será importante considerar alguns modelos específicos, que se adaptem já ao período de amamentação.
  • Sobrepor vestidos (em malha ou de materiais ajustáveis) a leggings ou calças slim fit é outra opção para conseguir looks irreverentes e cheios de estilo.
  • Pondere o esquema de cores a utilizar e dê preferência a peças de cores que funcionem entre si. Assim vai conseguir rentabilizar as peças num maior numero de combinações possível.
  • Aposte nos acessórios! Écharpes, lenços, cachecóis, golas, boinas, gorros, chapéus, carteiras a tiracolo, brincos, etc. São essenciais nesta fase para alegrar e conferir personalidade aos looks, em especial, se optar por um esquema de cores neutro para o guarda-roupa.
  • Pense no calçado. Nesta fase, os pés têm tendência a inchar, logo, é altura de deixar de lado os sapatos mais justos ou rígidos. Ténis do tipo slip-on, loafers e botins rasos com fecho ou de cano mais largo são excelentes opções, para looks modernos e irreverentes. Para as mais clássicas, sabrinas em tecido ou mocassins clássicos, maleáveis, são as melhores apostas.

Eis algumas sugestões:

Blazer Zara. Restantes peças H&M.

 

 

Tudo H&M.

Tudo H&M.

 

Tudo H&M.

 

 

Tudo H&M.

 

 

Tudo H&M

 

Alexandra Simões de Carvalho

Consultora de Imagem

www.styleyourlife.pt