O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

5 Dicas para a hora da sesta

 

Esteja atento aos sinais de sono – É muito importante estar atento aos sinais de sono do bebé e pô-lo a dormir aos primeiros sinais. Se deixarmos o bebé chegar a um estado de cansaço extremo, provavelmente vai ser muito mais difícil adormece-lo e é natural que acorde passado pouco tempo.

  • Faça uma mini rotina antes de dormir a sesta – Não é preciso ler histórias de todas as vezes que o seu filho vai dormir a sesta, mas uma mini rotina na hora de deitar pode ajudar a tranquilizar o bebé e a prepará-lo para ir dormir. Algum tempo no colo, a fazer uma atividade calma, já sem grandes estímulos, com menos luz e barulho, usar as mesmas palavras, cantar uma música ou dar-lhe o mesmo boneco para dormir, não só relaxam o bebé como são um sinal de que a hora de dormir está a chegar.

 

  • Prepare o ambiente do quarto para dormir – Todos os bebés são diferentes e nem todos precisam de escuro e silêncio para adormecer. Mas se está a ter dificuldades na hora da sesta, certifique-se que o quarto está preparado para dormir, sem muita luz e sem muito barulho.
  • Tente ser consistente nas horas das sestas – Não é preciso ter um horário rígido mas é bom haver alguma consistência no número de sestas e que sejam feitas mais ou menos à mesma hora. As crianças gostam de rotinas e de previsibilidade. Os dias devem ser parecidos em termos de horários para saberem aquilo que as espera. Não se esqueça que a consistência dá-lhes alguma segurança e tranquilidade.

  • Se o seu bebé se recusar mesmo a dormir a sesta, dê-lhe um tempo e tente mais tarde. Se a recusa se mantiver questione se o seu bebé poderá estar a passar por uma fase de transição em que precisa de menos tempo de sono durante o dia ou se está muito cansado para conseguir adormecer. O cansaço extremo está muitas vezes relacionado com dificuldade em adormecer e em manter o sono tanto de noite como durante as sestas.

Há muitos motivos que levam a criança a resistir ao sono, demorar tempo a adormecer, e a dormir menos bem durante o dia. Se sente que isso se reflete no sono e na boa disposição do seu filho e que precisa de dormir mais mas não sabe como, é importante perceber porque motivo isto está a acontecer e o que podemos fazer para o ajudar a dormir melhor.

 

Leonor Serrano Martins

Psicóloga Clínica especializada no Sono do Bebé e da Criança

www.osprimeirosanos.com

osprimeirosanos@gmail.com