O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Refugees Welcome Porto

Refugees Welcome Porto lançou no mês passado o programa AGASALHA – um projeto de recolha de bens para a Humanitarian Support Agency enviar para os campos de Kara Tepe, Moria, Pikpa, and First Landing na ilha de Lesbos, na Grécia.

As difíceis condições de vida nos campos instalados às portas da Europa não são, infelizmente, novidade: milhares de requerentes de asilo aguardam por decisões quanto ao seu futuro e a maioria vive em abrigos improvisados e tendas de verão, sem isolamento, pavimento ou aquecimento. Com a chegada do Inverno, verifica-se, todos os anos, um agravamento brutal dessas condições com temperaturas negativas e habitações extremamente precárias. No ano passado, pelo menos três pessoas morreram no campo de Moria devido, segundo os media gregos, à inalação de fumos de aquecedores.

Refugees Welcome Porto arrancou com uma campanha de angariação de bens para enviar para os campos na ilha de Lesbos, que estará ativa até dia 15 de janeiro de 2018. Para além da recolha de bens, será lançada também, em breve, uma campanha de crowdfunding para custear o transporte dos bens angariados, assim como eventos de angariação de fundos com o mesmo fim.

Apelo à colaboração de todos, seja com bens doados, contribuições para custear o transporte através do Crowdfunding, tornando-se mesmo ponto de recolha de bens na zona do Grande Porto, ou apenas com a divulgação do AGASALHA. Vamos ajuda! 🙂