O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Ajudar é importante

A Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA) tem ativa desde dia 11 de Outubro uma Campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar fundos para ajudar um menino de 5 anos com autismo moderado, a ter um novo amigo: um cão de assistência.

A campanha de crowdfunding, uma forma de financiamento colaborativo na plataforma PPL, pretende angariar 2.500 euros para dar ajudar esta família a adquirir, treinar e certificar um cão de assistência. Lançada na semana passada, a campanha decorre até 7 de dezembro.

O caso de autismo moderado foi diagnosticado há 1 ano. Nesse momento a família teve o primeiro contratempo quando o pai pede o divórcio e abandona a casa da família. Desde essa altura a situação agravou-se porque a mãe, que não trabalhava para cuidar do João, acabou por não conseguir manter a habitação e tiveram de mudar-se para casa dos avós. As despesas com as terapias do menino são quase totalmente pagas pelos avós e familiares que acabam por ter recursos muito limitados.

A mãe do João vê no cão Sinatra – o primeiro cão para autismo em Portugal certificado pela APCA, uma fonte de inspiração e adorava que o filho pudesse ter um novo amigo de 4 patas.

Acreditamos que podemos fazer a diferença na vida deste menino e permitir que ele tenha um auxílio permanente com a ajuda de um cão de assistência – que só benefícios poderia trazer para o João. E porque o sonho comanda a vida, acreditamos que todos, na medida das suas possibilidades, podemos ajudar e contribuir para dar uma grande alegria ao João e à sua família. Esta história pode ter um final feliz. Com a nossa ajuda e a dedicação dos nossos treinadores, pedimos que nos ajudem a construir um desfecho feliz para esta história.

Link da Campanha: https://ppl.com.pt/causas/cao-para-o-joao.