O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

5 hábitos que promovem uma boa noite de sono

 

Para promover uma boa noite de sono na criança devemos dar especial atenção ao momento que antecede o adormecer.

Falei anteriormente dos factores que influenciam o equilíbrio do bebé dia-noite. Falarei agora em particular sobre o momento que antecede a ida para a cama e sobre os hábitos que devemos manter na hora de deitar para promover uma boa noite de sono.

DESENVOLVER UMA ROTINA

É importante para a criança que os pais mantenham uma rotina na hora de ir para a cama. As rotinas dão previsibilidade e segurança. Ao serem  repetidas  diariamente, criam na criança uma consistência e segurança fundamental na hora de dormir.

A rotina antes de ir para a cama ajuda o bebé a perceber que é hora de ir dormir. Deve ser calma e previsível e acontecer principalmente no quarto da criança.

Todas as famílias têm os seus hábitos, seja ler uma historia, cantar uma musica, despedir-se dos brinquedos ou lavar os dentes e mudar a fralda. Os pais devem escolher aquele que mais se adequa ao seu filho e à sua dinâmica familiar e  torná-lo numa rotina constante antes de pôr o bebé no berço.

 

TEMPO DE ACALMIA

Antes de dormir o ambiente à volta da criança deve ser calmo e tranquilo. Devem evitar-se os tablets, a televisão e os jogos muito estimulantes. É importante que o bebé esteja tranquilo na hora de adormecer. Não nos podemos esquecer que, se a criança estiver muito agitada, pode demorar mais tempo a conseguir acalmar para adormecer. É também fundamental perceber aquilo que a tranquiliza seja a chucha, uma música ou palmadinhas.

 

DEITAR CEDO

A maioria das crianças está pronta para ir dormir muito mais cedo do que pensamos. É certo que, com os nossos dias agitados, nem sempre é fácil ter tudo pronto a horas para os por na cama muito cedo. Mas é importante termos atenção à hora de deitar e, sobretudo, não deixar passar os sinais de sono, pois se pusermos uma criança na cama demasiado cansada e agitada, é provável que a noite não corra tão bem. Pode resistir ao adormecer e despertar durante a noite.

 

ADORMECER DE FORMA INDEPENDENTE

Por volta dos 3/4 meses é importante dar ao bebé a oportunidade de adormecer de forma independente. Esta capacidade vai ajudá-lo não só a criar a sua autonomia, mas também a adormecer mais facilmente e a dormir a noite toda.

É importante colocar a criança no berço tranquila mas ainda acordada de forma a que consiga adormecer de forma independente sem associações que a façam depender do adulto. É também essencial deixar o bebé criar os seus próprios rituais de sono. Pode ter um paninho na mão, uma chucha, um boneco, agarrar uma orelha, desde que o ritual não dependa dos pais para acontecer. Assim, quando acordar durante a noite, será mais fácil voltar a adormecer sozinho.

 

SESTAS

É ainda importante não descurar das sestas. As sestas são determinantes para o desenvolvimento do bebé e para a qualidade do sono da noite. O bebé deve dormir bem durante o dia e estar descansado para conseguir adormecer tranquilamente e dormir bem durante a noite.

Acima de tudo é essencial perceber que cada bebé é um bebé. Único. Com o seu feitio, as suas características. E por isso cada bebé tem o seu padrão de sono e os seus hábitos. O que funciona muito bem com uns pode não funcionar com outros. Alguns precisam de mais rotinas, mais rigidez e outros conseguem dormir uma noite tranquila sem grandes truques. O essencial é conhecer o seu bebé e perceber qual a melhor maneira de o ajudar a dormir um sono de qualidade.

 

Leonor Serrano Martins

Psicóloga Clínica especializada no Sono do Bebé e da Criança

www.osprimeirosanos.com

osprimeirosanos@gmail.com