O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da semana

O Nosso T2 Blog Consultório da Dra. Filipa Respostas da Semana

Não deixem de ler o Consultório – Respostas da semana, pois a Dra. Filipa também pode ter respondido a alguma das vossas inquietações sobre a saúde dos nossos pequenos. 🙂

Anabela Vieira
Bom dia Dra Filipa, tenho uma bebé de 4 meses com pele atópica. Tenho usado produtos para pele atópica e noto ligeiras melhorias. A minha questão é para além do uso destes produtos que mais poderei fazer para melhorar? Obrigada

Olá Anabela,
Nas crianças com pele atópica é muito importante utilizar os tais produtos específicos – o creme hidratante e um produto para lavar no banho. De preferência, se for uma situação mais grave, deve utilizar um hidratante bálsamo (mais “espesso..”) e no banho um produto lavante em óleo.
O banho pode ser dado diariamente, mas deve ser curto e com água não muito quente. Deve-se secar bem as zonas das pregas após o banho, com uma toalha muito macia e colocar o creme hidratante imediatamente a seguir – idealmente nos primeiros 3-5 minutos, para que a pele conserve a humidade/ hidratação do banho. Pode voltar a colocar creme hidratante novamente de manhã se a situação o justificar.
É importante utilizar roupa macia, idealmente de algodão, evitar as “golas” e as malhas em contacto directo com a pele. Deve evitar-se o aquecimento excessivo, que também aumenta o desconforto.
De acordo com a gravidade do caso e o desconforto do bebé (os bebés com pele atópica têm frequentemente prurido – comichão…), o médico assistente pode recomendar a utilização esporádica de outros cremes, nomeadamente os corticóides, ou de anti-histamínicos.
Nalguns casos mais graves ou resistentes a todos os tratamentos, pode ser necessário perceber se há alguma alergia específica, nomeadamente alimentar.
As melhoras e espero ter ajudado.

Tania Rosa Santos
Boa tarde Dra. Filipa tenho uma filha com 9 meses e ela come 200/220ml de sopa ao almoço com carne ou peixe ao lanche come papa ou iogurte de papa normalmente come 150 ml de papa mas de há uns dias para cá ela chora que quer mais, ela não é um criança obesa mas não queria de todo exagerar nas quantidades posso dar mais de 150 ml? Ou é preferível dar-lhe outra coisa? Já agora ao jantar eu dou-lhe tb sopa mas menor quantidade (180 ml) e sem carne ou peixe pois li que a dose recomendada de carne é 15 a 20 gr por refeição e tive medo de estar a exagerar na proteína estou a fazer bem assim ou devo dar tb proteína a noite?? O meu muito obrigado desde já.

Olá Tânia,
Nesta fase, se a sua filha é uma criança saudável, sem problemas de excesso de peso, não há grande necessidade de manter um controlo tão rigoroso da quantidade de comida que lhe oferece. Deixe que seja o apetite dela a guiá-la (desde que lhe ofereça alimentos saudáveis) – uns dias comerá mais, noutros menos. Por isso, se um dia lhe parece que fica com fome após a quantidade que ofereceu, ofereça um bocadinho mais ou complemente com outra coisa (um bocadinho de fruta, por exemplo, para complementar a papa). Se ao jantar tem fome, pode oferecer mais sopa. Em relação à quantidade de proteína, de facto a proteína em excesso não é recomendada, e a dose ideal nesta fase seriam os 25-30 g por dia. Pode oferecer esta quantidade toda na mesma refeição e fazer a outra sopa apenas com legumes, ou dividir em duas porções e dar metade ao almoço e metade ao jantar.