O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da semana

O Nosso T2 Blog Consultório da Dra. Filipa Respostas da Semana

A Dra. Filipa responde às questões da semana. Leiam, pois pode ser que também responda a alguma das vossas dúvidas. 🙂

Mariana Araujo
Boa tarde doutora,
Tenho Um filho com 3 meses e é um problema para o conseguir que ele adormeça. Não consegue adormecer sozinho, luta contra o sono fica muito chatinho. Tenho de andar, dar palmadinhas no rabinho, ponho música relaxante para bebés e mesmo assim é muito muito complicado que ele adormeça. O que me aconselha a fazer?
Obrigada

Olá Mariana,
É importante reconhecer os primeiros sinais de cansaço e reduzir os estímulos logo nessa altura, para evitar que o seu bebé fique tão irritado que seja depois mais difícil entrar no sono. Nessa altura reduza a luz, coloque-o no berço com a chucha e cante ou fale para ele num tom calmo, repetindo que está ali e que é hora de dormir – os sons sempre repetidos com a mesma entoação vão acalmá-lo; se repetir isto de todas as vezes que o coloca a dormir ele vai habituar-se a relacionar essa sua forma de comunicar com ele com a hora de dormir.
Tente sempre que possível fazer sestas à mesma hora. Nesta fase deve ainda dormir várias sestas durante o dia. Quanto melhor o seu bebé dormir durante o dia, melhor vai conseguir dormir à noite.
Espero que melhore!

Susana Silva
Escola Secundaria de Arouca
Boa noite dr tenho um menino com 3 anos k na semana passada a noite começou a vomitar fez xixi nas cuecas deixou de falar andar chorar…fomos de INEM para o hospital onde me foi dito k pode ser epilepsia…o k acha???obrigada

Olá Susana,
Só pelo que me descreve é impossível dizer-lhe se me parece ter sido uma convulsão. É importante que tenha ficado com uma ligação ao hospital onde foi visto e que leve toda a informação (relatórios médicos, exames) ao médico que acompanha o seu filho. No caso de se ter suspeitado de uma convulsão, é provável que seja referenciado a uma consulta de Neurologia Pediátrica, onde se poderá investigar melhor o que se passou. Espero que corra tudo bem.

Ana Rita Moura
Boa tarde doutora,
a minha bebé tem 9 meses á coisa de dois meses, começou a ter dificuldades em dormir, até chegarmos ao ponto de não saber mais que fazer. Uma noite depois de muitas voltas deitei-a de barriga para baixo e foi remedio santo, adormeceu logo e a noite TODA.
O problema é que eu continuo sem dormir, por se falar tanto que esta posição não é aconcelhada e estou sempre a ir ver se está tudo bem com ela.

Olá Ana Rita,
A partir do momento em que os bebés já se conseguem virar sozinhos (e colocar-se eles próprios de barriga para baixo), já não tem importância dormir dessa forma. Em princípio a sua filha já se consegue colocar nessa posição, deixe que seja ela a fazê-lo se quiser.

Sara De Sousa Moledo
ESE-IPVC
Boa noite Dra. Sou mãe de 2 meninas, a mais velha com 6 anos e meio… A Matilde. O que me traz aqui é a dentição dela, pois já todos os meninos da sala dela estão “fanadinhos” de algum dente, mas a minha filha nem um está a abanar 🙂 Ela teve o 1o dente com 8 meses, será por isso que estão a tardar em cair? Obrigada pela ajuda mais uma vez 😉 Beijinho

Olá Sara,
Como em tudo o resto, também na queda dos dentes de leite cada criança tem o seu tempo. É normal caírem entre os 5 e os 7 anos. Os 8 meses é também perfeitamente normal para o aparecimento dos primeiros dentes, por isso não me parece que esteja relacionado. É importante só que perceba se os dentes definitivos estão a romper por detrás dos dentes de leite – há casos em que o dente de leite não cai por si e precisa de ser retirado… Na dúvida leve a sua filha a ser observada no Dentista para que possa avaliar se está tudo bem.