O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da semana

consultorio-respostas-da-semana-o-nosso-t2

A Dra.Filipa já respondeu às questões da semana! 🙂 

Maria João

Bom dia

Parabéns pelo seu trabalho, é uma ajuda enorme para as mães e pais…A minha filha tem 6 anos e está com varicela. Começou na noite de sábado para domingo a ter as borbulhas, sendo que ontem ao final do dia já tinha bastantes, foi observada e medicada com Zovirax e Atarax e a recomendações dos banhos mornos com um pó, que não me recordo do nome….A minha preocupação é o meu filho mais novo, que tem somente 16 meses (nasceu a 02.07.2015), pois quando fomos à farmácia levantar a receita, e falamos no caso do contagio, disseram que ela era muito pequeno e que não convinha ser contagiado. O problema é que eles dividem o quarto e ficam os dois com a avó, visto a recomendação ter sido a de a minha filha ficar em casa a semana toda sem ir à escola. Vê alguma grande complicação, no caso de ele ficar infectado devido a só ter 16 meses?

Olá Maria João,
Antes de mais obrigada pelo seu comentário. Quanto ao seu filho, não se preocupe. Apesar de ser ainda pequenino não tem necessariamente de ter um quadro mais complicado. Geralmente é bem tolerado. Neste momento também já não há nada a fazer, pois o contágio já aconteceu. Provavelmente ele começará a ter borbulhas uns 10 a 15 dias depois da irmã ter começado. É importante que em caso de febre dê apenas paracetamol (Ben-u-ron) e não ibuprofeno (Brufen) que nos casos de varicela aumenta o risco de complicações. No caso dele aconselhava, consultando previamente o pediatra que o segue, iniciar no primeiro dia das borbulhas o aciclovir (zovirax), o que vai atenuar a gravidade dos sintomas. Durante este período não devem sair para evitar contagiar outras pessoas que possam não estar imunes. As melhoras!
Maria Machado

Ola sou mãe de um menino de 4 anos e 3 meses sou emigrante moro na Suíça o meu filho só fala português para o ano vai para a escola tenho medo por causa da língua é que aqui falam alemão também anda num grupo de brincar em que fica 2 horas por semana com outros meninos e duas monitoras já desde o ano passado gosta muito de ir apesar de perceber quase nada mas as últimas vezes não têm corrido muito bem não obedece faz só o que lhe apetece actividades agora em conjunto nem pensar já falei com ele já pus de castigo mas não resulta já não sei o que fazer será só uma fase? O que devo fazer como devo reagir? obrigado

Olá Maria, 

Regra geral as crianças adaptam-se facilmente a uma nova língua – têm bastante mais facilidade que nós adultos.Tente pô-lo a ouvir pessoas a falar na língua que ele vai ter de aprender, ainda antes de entrar para a escola. Se nesse grupo de brincar falam alemão, então tente agora prolongar o tempo que ele lá passa para que se vá familiarizando com a língua. Em casa pode também tentar colocar desenhos animados em alemão – embora o seu filho não vá perceber inicialmente, vai interiorizando os sons que compõem a língua (que são diferentes do português) e isso vai facilitar mais tarde o processo de aprendizagem.
Em relação à questão de não obedecer, continue a conversar com ele, tente que ele lhe explique se existe algum motivo para que se comporte assim, alguma coisa que se tenha passado que o tenha deixado triste. Se não existir nada, então seja firme a explicar que não se pode comportar assim – os castigos para o mau comportamento podem passar por reduzir ou retirar tempo de televisão, tablets, etc..
Espero que corra bem!