O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Chili de carne

chili-con-carne-o-nosso-t2-blog

Hoje aprendemos uma receita perfeita para um almoço com os nossos pequenotes e os amiguinhos. Conheçam mais receitas no site do Petit Chef. 🙂

Ingredientes para 4 pessoas:

500g de carne de mistura (vaca e porco)
260g de feijão encarnado
3 colheres de chá de azeite
1 colher de chá de cominhos
Q.b de sal
Q.b de alho moído
2 cebolas
1⁄4 de pimento (verde e vermelho)
Q.b de coentros picados
140g de milho doce (opcional)
Q.b de piripíri
2 embalagens de polpa de tomate

Mãos à obra:

Corta a cebola e os pimentos em brunoise.
Num tacho adiciona o azeite. Quando ficar quente adiciona a cebola e os pimentos até a cebola ficar translúcida e os pimentos amolecerem.
Junta a carne e mexe durante uns minutos para ficar aparentemente cozinhada.
Adiciona o vinho branco, deixa apurar cerca de 2 minutos e junta a polpa de tomate. Tempera a gosto com sal, pimenta, alho moído, piripíri e cominhos.
Lava e pica os coentros, reserva.
Quando a carne já estiver cozinhada e macia, acrescenta o feijão e o milho cozido e escorrido. Retifica os temperos e mexe bem para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Apaga o lume e deixa o preparado acabar de apurar.

 

Bon Appétit,

Petit Chef

 

Curiosidades:

O prato é tradicional de Texas, nos Estados Unidos. No século XIX, o prato era composto por carne seca, gordura, condimentos e pimenta chili. Este prato já era popular entre os cowboys e aventureiros do Oeste americano. Com o final da Guerra de Secessão, em 1865, ficou conhecido por todo o país. Entre os texanos mais conservadores, o prato só é autêntico se tiver apenas carne e quantidades absurdas de pimenta, mas, com a popularização do chili, inúmeras versões surgiram, sendo mais populares aquelas que acrescentaram feijão à receita.