O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da Semana

consultorio-respostas-da-semana-o-nosso-t2

A Drª Filipa respondeu às questões da semana! Estas podem ser também as vossas dúvidas. Tenham uma boa semana 🙂

Sonia Amado

Boa noite, tenho uma bebé com dois meses e tenho ido com ela ao peso todas as semanas. A enfermeira, que não é a mesma porque está de férias, mandou-me voltar lá para o mês que vem. É normal ou devo ir mais cedo? Obrigada

Olá Sónia,
Quando os bebés estão a aumentar de peso de forma estável, quer estejam a ser alimentados com leite materno ou artificial, não é necessário que sejam pesados com tanta regularidade. Nesta fase, quando fazem apenas leite materno, é frequente as mães terem dúvidas se o aumento de peso está a ser adequado e se o seu leite é suficiente… Mas não se preocupe – se isto acontecer, o seu bebé dará outros sinais – chora quando acaba de mamar, é difícil de acalmar, está sempre a reclamar para mamar de novo… Se isto acontecer, ou se notar que faz pouco chichi, ou se simplesmente estiver preocupada, então leve-o antes da data marcada para pesar novamente. Se o seu bebé tem tido problemas de peso e se o médico que o acompanha recomendou que fosse pesado com periodicidade semanal, então informe dessa necessidade no centro de saúde para que possam alterar o plano de acordo com esta recomendação.

Susana Alves

Bom dia… Estamos de férias no Algarve com os nossos filhos, zona de muito sol e água quente, mas tenho um menino com três anos que, até aqui mal entra na água começa a tremer de frio, ficando com os lábios roxos, e a pele encurrilhada. Eu e o pai obrigado-lo a sair o que para ele é uma tristeza. O irmão com um ano, pelo contrário, está na água imenso tempo, super bem. O que quero saber é porquê que isto acontece. Obrigada.

Olá Susana,
Não se preocupe, trata-se apenas de uma tolerância diferente ao frio – é uma característica e não um problema. Umas pessoas são mais sensíveis ao frio, outras toleram pior o calor… Podem tentar que venha secar e aquecer por um período curto antes de ir novamente brincar e podem arranjar uma t-shirt própria para ir à água que o vai ajudar a aquecer – vendem-se nas lojas de desporto ou lojas de surf.

Catarina Castro

Boa noite! Antes de mais parabéns pelo blog e por nos dar esta oportunidade de expormos aqui as nossas duvidas e ansiedades que é o que de momento eu tenho, o que faz com que eu ande muito preocupada!O meu bebé tem 7 meses e 14 dias, é um menino muito calminho, eu em tom de brincadeira até o chamo de mini buda pois ele é muito pacato e rechunhudinho ( pesa atualmente 8,355kg) o que me tem vindo a preocupar é o desenvolvimento motor dele, pois ele e ainda não se senta sozinho ou seja, ele com apoio fica sentado uns breves segundo acabando por se desiquilibrar para os lados, sei que cada bebé tem o seu ritmo de desenvolvimento , mas ando muito preocupada, pois ele também tem menos agilidade na mão direita, ou seja, tem na grande parte do tempo a mãozinha fechada, tenho estimulado muito, a maior parte das vezes seguro a mão esquerda dele para o impulsionar a usar a direita para agarrar brinquedos entre outras coisas e devido a ele ter menos agilidade com a direita, agora que descobriu os pezinhos, também não vai sem ajuda com a mão direita agarrar o pé direito! Tal como faço estímulos com a mãozinha dele assim também faço para ele sentar, li muito sobre fisioterapia e vi videos para ajudar a estimular os bebes!! Falei com o pediatra dele e ele falou em aguardar mais um mês para ver se ele desenvolvia mais, mas sou sincera, tenho andado muito angustiada! Ele não é molezinho, ergue e segura e bem a cabeça quando está ao colo e também de bruços e já rola sozinho mas tem mais tendência a faze lo o lado esquerdo também! De pé no chão não dá pulinhos nem enfurece muito as perninhas, aí fica um pouco mais mole!! Não sei o que fazer, estou a procurar um pediatra de desenvolvimento,mas aqui na minha zona só no hospital e com pedido do médico de família, ou seja consulta com bastante tempo de espera!! Será que me pode ajudar? Sinto que algo não está bem e mais sinto ainda que não posso ignorar esse sentimento e esperar achando que tudo está normal só porque sim!! Obrigado

Olá Catarina,
Antes de mais, obrigada! Sem avaliar o seu bebé é difícil dizer-lhe se tem ou não motivos para estar preocupada. De facto aos 7 meses e meio os bebés já devem conseguir sentar. Mas quando avaliamos o desenvolvimento de uma criança, avaliamos sempre o todo e nunca um parâmetro isoladamente. Se tudo o resto estiver bem, não é esse parâmetro isolado que é motivo de alarme.
O que tem de ser melhor avaliado é essa utilização assimétrica das mãos. Por isso concordo consigo quando pensa em levar o seu bebé a uma consulta especializada. Pode ser uma consulta de Desenvolvimento ou uma consulta de Neurologia Pediátrica. Não sei em que zona mora, mas pode sempre recorrer a um médico mais longe e pedir depois, se ele achar que se justifica, um relatório para apresentar ao médico de família, para que possa ter acesso mais rápido à consulta hospitalar da sua área. De resto, a estimulação (como está a fazer) é fundamental, mas pode precisar do acompanhamento por um Fisiatra/ Fisioterapeuta. Espero ter ajudado e que tudo corra bem.