O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da semana

consultorio-respostas-da-semana-o-nosso-t2

A Drª Filipa respondeu à questão da semana! Leiam, esta pode ser também a vossa dúvida. Divirtam-se neste fim de semana  🙂

Ana Isabel
Boa tarde Dra.Filipa,
O meu bebé está com 13 meses. Há dois dias que anda com uma temperatura a variar entre os 37º e 37,8º. Não passa disto, pelo menos até agora. Não tem qualquer sinal de que está a ficar mais mole ou com falta de apetite. O seu dia é perfeitamente normal, brinca, anda de um lado para outro, tudo dentro do normal. Será que mais um dia assim devo consultar um pediatra para ser observado ou poderá ser apenas consequência desta altura do ano e podemos atingir temperatura corporal mais elevada?
Obrigada.

Olá Ana Isabel,
O facto de estar mais calor pode provocar um discreto aumento da temperatura corporal, sobretudo se andarmos excessivamente agasalhados. É também importante perceber onde é avaliada a temperatura – se axilar, auricular ou rectal – porque os valores normais podem variar consoante o local de avaliação (as temperaturas rectais são mais elevadas, considerando-se a febre acima dos 38 – 38,2ºC).
Mesmo que esta elevação da temperatura corresponda a uma febre ligeira, eventualmente provocada por uma infecção viral, não havendo outros sinais de alarme, pode aguardar mais 2 a 3 dias. A tendência será para a situação se resolver neste período de tempo.
Ofereça bastante água ao seu filho e não o vista excessivamente, mantendo-se sempre atenta a eventuais sinais de alarme – uma febre mais alta, manchas no corpo, vómitos, dificuldade respiratória… As melhoras!