O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Bolo de Laranja

Uma receita óptima para um lanchinho nestes dias de sol! Podem ver mais receitas da Chef Joana Byscaia no site do Petit Chef. 😉

Ingredientes:

1 Ovo inteiro
70g de Manteiga sem sal
70g de Açúcar amarelo
55g de Farinha com fermento
55g de Farinha integral
1 colher de café de Fermento
1 Laranja
Q.b de Mel

Mãos à obra:

Liga o forno a 180o.
Começa por untar uma forma pequena com 12cm de diâmetro (para fazeres um bolo de maior dimensão terás de dobrar o as quantidades e utilizares uma forma maior) com mel com a ajuda de um pincel .
Lava a laranja e com um ralador, raspa a casca da laranja, reserva.
Descasca a laranja e corta 3 rodelas e forra o fundo da forma. Com a restante laranja espreme para obteres sumo e reserva.
Para a massa, amolece a manteiga no micro-ondas e verte para uma taça, junta o açúcar, mexe energicamente com uma varas de arrames de forma a obteres uma massa homogénea e cremosa.
Junta o ovo inteiro e volta a mexer.
Peneira as farinhas e o fermento e junta ao preparado anterior e envolve bem
Por fim adiciona as raspa da laranja e o sumo reservados e volta a mexer até ficar bem envolvido.
Coloca a massa na forma.
Leva ao forno durante 30 minutos.
Desenforma para um prato para que a laranja fique virada a para cima.

Bon appétit,

Petit Chef

Curiosidades:

A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore da familia Rutaceae. É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina.
O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem também as laranjas extremamente ácidas, que pertencem a outra espécie, Citrus aurantium.
A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica parece que são mais ricas em vitamina C.
A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta