O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da Semana

Consultório - Respostas da Semana - O Nosso T2 Blo

Já temos as respostas da Drª Filipa à questão da semana. Leiam porque esta pode ser também a vossa dúvida! 🙂

Olívia Ferreira Bruno Vilar

Olá boa noite. A minha bebé tem 2 meses tem muitas colicas. Já tentei todos os medicamentos para as colicas e sem efeito. Como ela puxava muito depois da mamada bolsava tambem agora a pediatra achou por bem experimentar o nutriben ar. Dei agora pela primeira vez, mas achei tão espesso e fica com grumos no biberão. É normal? A médica diz que também por vezes este leite ajuda a ela fazer cocó por ela. Pois ela so faz com a nossa estimulação. Obrigado

Olá Olívia,

Aquilo a que chamamos cólica (um bebé que chora exageradamente) não tem uma causa definida. Pensa-se que vários fatores contribuam para este choro, sendo um deles a imaturidade do sistema nervoso do bebé. Claro que o desconforto intestinal também pode contribuir e o fator que mais contribui para o choro será provavelmente variável de bebé para bebé. O que é facto é que, se o desconforto intestinal não for o fator que mais contribui para o choro em determinado bebé, então os medicamentes vulgarmente disponíveis para as cólicas não terão grande efeito…

Nestes casos será mesmo o crescimento que vai melhorar a situação. Enquanto isso não acontece deve tentar técnicas para acalmar a sua filha, como o “Swaddle”. Existem já vários livros publicados que ensinam estas técnicas para acalmar um bebé que chora muito.

Em relação ao leite é verdade que os leites anti-refluxo são muito espessos e fazem por vezes grumos na preparação – é esta característica que ajuda a que permaneçam no estômago em vez de ser regurgitados. Como na preparação de qualquer leite é importante garantir que as medidas de pó são as certas para a quantidade de água utilizada. O leite que refere é adequado e tem também, como a Pediatra referiu, a capacidade de melhorar o trânsito intestinal, evitando a obstipação (prisão de ventre). As melhoras!