O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da Semana

consultório respostas da semana

 

Com a chegada de mais uma sexta feira as respostas às questões colocadas estão online, saiba tudo aqui 🙂

Vanessa Brito

Olá! O meu Manuel tem 12 meses e tem o mesmo comportamento noturno!

Damos-lhe o banho às 19:00, às 20:00 janta e, logo de seguida, não prescinde da maminha para dormir. Deito-o no berço do seu quarto e por volta das 22:30 acorda. Dou colinho, sem oferecer a mama e volta a adormecer logo. Mas depois acorda várias vezes, cerca de hora em hora e só a partir das 05:00 é que faz o sono maior até por volta das 08:00. E na maior parte das vezes não consigo voltar a adormece-lo sozinho no seu berço, só adormecendo na mama. Houve fases em que acordava 2 a 3 vezes na noite para mamar, mas ficou assim desde que o coloquei na creche com 12 meses… na pior altura do desenvolvimento dele… é muito cansativo.

Pensei em lhe introduzir, pela primeira vez, o leite artificial durante a noite a ver se ele aguenta mais sem acordar, mas a pediatra aconselhou-me a não fazer isso, porque seria muita novidade, muita mudança, ao mesmo tempo. Então é aguardar a ver se passa com o tempo…

Olá Vanessa,
Os doze meses podem ser uma idade complicada no que diz respeito ao sono. Alguns bebés começam a andar, ou a ficar de pé sozinhos por volta dessa idade – nessas fases de desenvolvimento  o sono acaba por piorar…

O importante é reforçar as rotinas, transmitir segurança ao bebé para que ele perca o medo de readormecer sozinho (o objeto de transição, que substitui o pai e a mãe na sua ausência é muito importante) e progressivamente ir reduzindo a intervenção dos pais nos despertares noturnos para que, no final, os pais não precisem sequer de ir ao quarto da criança, mesmo que ela continue a acordar durante a noite.

Vai ver que com o tempo vai melhorar.