O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da Semana

consultório respostas da semana

Bom dia, para começar a semana da melhor forma, aqui ficam as respostas às questões colocadas no decorrer da semana passada, espero ter podido ajudar. 🙂

Helena Marujo

Bom dia Doutora Estou gravida de 37 semanas e 5 dias e fui hoje a génecologista e ela disse que o meu colo esta aberto a um dedo será que quer dizer que o parto esta para breve tenho tido contrações durante a noite prai umas 3, ela disse que o bebé já está muito em baixo!

Obrigada e tenha um otimo dia!

Olá Helena,
É possível que a qualquer momento inicie trabalho de parto, até porque já está a chegar ao final do tempo, mas as contrações como descreve, ainda espaçadas, não são sinal de que o parto está iminente. Pode ser para breve ou ainda demorar mais uma semana ou duas…

É importante agora ter as coisas preparadas para a eventualidade de o seu bebé nascer.

Espero que corra tudo bem!

Tania Patricia Santos
Bom dia Doutora, a minha bebe tem 18 dias, o local onde ela dorme, seja berço ou alcofa tem de estar obrigatoriamente elevado na zona da cabeça?

Qual a melhor solução para tal efeito?

Obrigada

Olá Tânia,
O berço não tem de ter a cabeceira elevada. Geralmente recomendamos essa medida num bebé que bolça muito ou num bebé que está constipado e tem o nariz obstruído. Todos os outros bebés devem dormir sem inclinação.

Se for necessário elevar a cabeceira, deve fazê-lo com uma elevação por debaixo do colchão, do estrado ou até dos pés do berço (se for uma estrutura maior). A elevação nunca deve ser feita com uma almofada ou manta diretamente por baixo da cabeça do bebé, porque existe aumento do risco do Síndrome de Morte Súbita.

O bebé deve ser deitado diretamente sobre o colchão, com os pés perto do fundo do berço e a roupa de cama deve cobri-lo apenas até aos ombros (para não correr o risco de escorregar para o fundo do berço e ficar com a cara coberta pela roupa de cama).

Também não se deve utilizar almofada, fraldas de pano ou peluches perto da cara do bebé. Espero ter ajudado.

 

Sandra Da Silva
Bom dia doutora! Que leite me aconselha para um bébé de 1 ano que sofre de regurgitacoes ( ou refluxos ) ? Desde bébé que lhe compro um leite especial na farmacia.

Acha que posso dar lhe um leite meio gordo simples ou nao é aconselhavel?

Obrigado

Olá Sandra,
Em primeiro lugar era preciso perceber se o seu filho tem mesmo um refluxo gastro-esofágico importante – não sei se aumenta bem de peso, se faz alguma medicação específica para o refluxo ou se é acompanhado numa consulta de Gastrenterologia.

Se não tiver nada disto e for um bebé que de vez em quando tem refluxo, então não haverá problema em passar para o leite de vaca em natureza (o tal leite meio-gordo de que fala) a partir dos 12 meses.

Pode também optar por um leite de crescimento. Caso contrário pode ser necessário manter ainda um leite espessado como o que tem feito até agora, mas neste caso deve aconselhar-se com o médico que o tem acompanhado e que o conhece melhor.

 

Catia Silva
Bom dia Dra. Filipa, o meu Gui tem 9 meses e desde à 2 meses que não dorme uma noite seguida. Até aos 7 meses dormia toda a noite já na sua caminha de grades e no seu quarto, mas entretanto começou a acordar várias vezes durante a noite e só quer colinho tendo de o embalar muitas vezes, muitas vezes só depois de me sentar com ele ao colo em cima de uma bola de pilates é que ele acalma.

Estou a ficar muito cansada e também tenho a noção que ele acorda muito cansado. Tento cumprir rigorosamente a rotina sopinha + fruta às 19h30 (agora comei a introduzir o 2º prato) e banhoca por volta das 21h.

Depois maminha e cama, normalmente dorme bem o 1º sono até às23h30 depois começa a acordar quase de 30 em 30m ou de hora à hora, tem acordado às 6h30/ 7h mama e depois se o deixasse dormia até as 9h30.

Tal não acontece porque tenho de o deixar na crche às 8h30.Durante o dia está na creche e normalmente, dorme ao fim de almoço 1h/1h15m e à tarde 30/40m.

Por favor ajude-me a ajudar o meu bébé!

Olá Cátia,
É frequente o sono dos bebés destabilizar quando há alguma alteração na sua vida. Isto pode acontecer em fases de aquisição de novas capacidades (como seja começarem a ficar de pé, ou começarem a andar) ou em fases de mudança de rotinas (entrarem para a escola, o reinício do trabalho das mães…).

É preciso geralmente algum tempo para que regressem à normalidade e é fundamental fazê-los sentir seguros e manter as rotinas para que o sono volte a ser mais tranquilo.

Uma vez que esta alteração dura já há dois meses (e que estes dois meses coincidiram com o período de inverno), não terá estado constipado?

É frequente os bebés que estão na creche terem infeções respiratórias nesta altura do ano, passando por vezes quase todo o inverno com obstrução nasal e tosse. Isto pode ser motivo de alteração do sono…

Tente também perceber se ele não terá fome – experimente dar novamente leite por volta das 23 -0h, quando ele acorda, para ver se volta a dormir melhor.

Se de resto ele está bem durante o dia, come bem, se não lhe parece que seja fome, é uma questão de manter as rotinas e ter um bocadinho de paciência. Vai ver que as noites vão acabar por melhorar. Existem agora alguns livros sobre a temática do sono dos bebés que podem ajudar nesta fase.

As melhoras e espero que tudo normalize rapidamente.