O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Consultório – Respostas da Semana

consultório respostas da semana

 

Como prometido, com a chegada de mais uma sexta-feira, as respostas às questões colocadas no decorrer da semana no Consultório estão disponíveis no blog, saiba tudo aqui. 🙂

Ana Isabel
Boa tarde Dra. a minha bebé está ligeiramente constipada,tem dois meses e meio. Tenho colocado soro no nariz,mas parece que está entupida na garganta, que devo fazer?

Ela come bem,apenas alguns espirros e o entupimento atrás referido.

Cumprimentos e obrigada.

Olá Ana Isabel,
O que me descreve agora parece tratar-se de uma infeção das vias respiratórias altas, provavelmente provocada por um vírus – a vulgar constipação, muito frequente nesta altura do ano.

No entanto, nos bebés mais pequeninos, estas infeções virais podem acabar por levar a quadros mais graves, com dificuldade respiratória associada.

É por isso importante manter vigilância e levar a sua bebé a ser observada pelo médico caso surjam outros sintomas, nomeadamente febre alta, dificuldade respiratória (respiração mais rápida e ofegante, com esforço), recusa em alimentar-se ou vómitos persistentes.

Se ela se mantiver bem disposta e a comer bem, sem nenhum destes sinais, deve manter a limpeza do nariz com soro (evite o soro em excesso) e levantar a cabeceira da cama para que a obstrução do nariz não perturbe tanto o sono. Se o nariz estiver muito obstruído pode pontualmente utilizar um aspirador de secreções (atenção que a utilização excessiva destes aspiradores, apesar de resolver a situação no imediato, acaba por traumatizar a mucosa do nariz provocando maior produção de secreções).

Evite as saídas, sobretudo para locais com muita gente, para evitar que se constipe com um novo vírus.

Espero ter ajudado, as melhoras.