O Nosso T2, por Tânia Ribas de Oliveira

Respostas da Semana

Boa tarde! Chegámos a mais um final de semana e com isto regressa também os conselhos da Dra Filipa! 🙂

consultório respostas da semana

Bom Dia, Dra.Filpa.

O meu filho, 2 anos, tem pele atópica e, desde sempre, utilizo os produtos de higiene da Uriage Xemose (para peles atópicas). No entanto, quando chega o Inverno, a pele fica mais ressequida e com mais “manchas” no corpo todo, mesmo na face (à volta da boca). Será que me pode aconselhar algum produto melhor? Ou algum cuidado redobrado? Obrigada!

Olá Isabel,

É normal haver períodos de maior agressão para a pele (neste caso o frio), e mesmo que esteja controlado o resto do tempo, que manifeste sintomas nestas alturas. Era importante saber se quando tem a pele mais seca tem também prurido (comichão) ou se acaba por fazer feridas.

O melhor é ser observado – pode precisar, nalgumas zonas mais críticas, de fazer uma pomada com corticóide (só após observação médica e de forma controlada). O produto que refere é muito bom e perfeitamente adequado ao tipo de pele do seu filho. Pode aplicar mais de uma vez por dia, se ainda não o estiver a fazer. É fundamental associar à hidratação da pele um produto de lavagem para o banho adequado a peles atópicas – opte por um óleo se a pele está agora mais seca. Acontece por vezes vermos, após um tempo prolongado de utilização de um creme hidratante nas peles atópicas, uma diminuição da resposta a esse creme. Por isso pode experimentar um hidratante de outra marca e ver se nota diferença (ter sempre em atenção se é uma linha para peles atópicas).

Existem várias marcas com bons produtos (Exomega da A-derma, Atoderme Intensive da Bioderma, D’Aveia, Trixéra plus da Avène, Nutratopic Pro-AMP da ISDIN, Lipikar Baume AP na Roche Posay, entre outros).

As melhoras.